O que é preciso para se tornar um profissional de Business Intelligence B.I.
#53 O que é preciso para se tornar um profissional de Business Intelligence (B.I.)?
O que é preciso saber ou aprender para transformar dados em insights de negócio
Gabriel Ishida | Aug 13 |
Caiu por aqui e ainda não é assinante da minha newsletter? Deixa seu e-mail aqui e receba toda quinta de manhã seu boletim sobre marketing digital.
#Jabá Estarei conduzindo um webinar na DP6 sobre gestão e ativação de audiências na próxima terça, dia 18. Inscrição gratuita: https://bit.ly/3itWfzm
Você já deve ter ouvido que a área de dados é a que mais demanda profissionais no mercado de comunicação. Dentro dessa área, temos diversas especialidades como engenheiro de dados (data engineer), cientista de dados (data scientist) e analista de negócios (business analyst).
Esse último é um dos mais procurados pelas organizações pois basicamente sua função é conectar dados com resultados de negócio:
É a pessoa responsável por transformar os insights obtidos nas análises de dados em ações nas diferentes áreas da empresa, aumentando a eficiência e os resultados de negócio.
Se o engenheiro de dados precisa ter habilidades técnicas em coleta e processamento de dados, o analista de negócios precisa ter habilidades focadas em negócio, como entendimento de mercado, operação e estratégia.
Em uma matriz que vi nesse artigo do Data Hackers, concordo que cada tipo de profissional da área de dados possui pesos em habilidades específicas.
Vale reforçar que não vejo cada função mais importante que a outra. É uma cadeia de valor, em que sem a coleta e modelagem dos dados não conseguimos gerar insights e resultados. Ou seja, se não tem o engenheiro construindo as camadas de dados e o cientista arrumando e modelando para trazer tendências e dados estruturados, o analista de negócios não consegue ter a visão necessária dos dados para conseguir transformar aquilo em informação acionável.
E por isso que analistas de negócio precisam estudar estratégia, business, marketing, indicadores (KPIs), storytelling e outras disciplinas que contribuem para interpretar e apontar insights que vão trazer insumos para a organização, reforçando o que chamamos de cultura data-driven.
https://gabrielishida.substack.com/p/53-o-que-preciso-para-se-tornar-um