TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER ENTRE UMA LOJA VIRTUAL E UM MARKETPLACE
Uma loja online ou virtual é um modelo de negócio de uma única marca onde existe um controle total de códigos, hospedagem, melhorias e integrações. A personalização e a gestão são gratuitas. Já um marketplace é igual a um centro comercial, no qual vários vendedores se reúnem para comercializar em um único local.
A infraestrutura vem pronta e começar a vender é muito fácil: é só fazer o registro, publicar seus produtos (grátis ou pagando uma taxa para que tenham uma melhor visibilidade dentro da plataforma) e esperar que os clientes comecem a comprar. Ele é uma excelente ferramenta para começar a vender no ambiente digital.
Alcance da marca
A loja online permite aumentar o alcance da sua marca no mercado, já que oferece a possibilidade de trabalhar apenas com a imagem da sua marca de uma maneira mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing específicas, sem ter que compartilhá-las com outros vendedores.

A visibilidade de um marketplace é maior do que a de uma loja online. Isso acontece devido aos investimentos em publicidade e por possuírem um maior leque de produtos e vendedores, em comparação com uma loja virtual que precisa de tempo para amadurecer e consolidar a marca com o consumidor.
Um marketplace pode contar com milhões de acessos por mês, o que dificilmente ocorre em uma loja virtual com menos de seis meses no mercado. É como comparar uma pequena loja de rua com um grande supermercado onde os consumidores possuem mais opções de compra.
Por outro lado, uma loja online lhe permite modificar o design, incluir ferramentas, entre outras ações adaptadas ao seu público-alvo, coisa que nem sempre é possível em um marketplace.
Margem de lucro x investimento
Na loja virtual, a margem variará de acordo com os custos e a manutenção da plataforma. No entanto, geralmente as margens de lucro são maiores em uma loja online do que no marketplace por não haver intermediários.

No marketplace não são necessários investimentos em comunicação e nem em questões relacionadas à segurança da informação, entre outras despesas com as quais uma loja virtual deve arcar.
Dentro de uma plataforma de marketing é possível criar conteúdo exclusivo, realizar promoções e esboçar uma estratégia de crescimento, sobretudo devido aos custos que poderá prever.
Além disso, o marketplace oferece uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. As possibilidades de chegar a clientes realmente interessados em seus produtos são muito maiores.
O comerciante não precisa se preocupar com ações de marketing ou gastos para o desenvolvimento e a hospedagem do website. A empresa responsável pelo marketplace fica encarregada disso.
Retenção e manutenção
Em uma loja online, a demanda virtual inclui menos custos, já que não há vendedores e nem custo para manter o ponto, entre outros. Também é possível automatizar processos, incluindo os de marketing, economia de tempo e o dinamismo da empresa.
Já nos marketplaces, o processo de registro de produtos pode ser realizado por algumas pessoas. Por isso, a equipe está mais focada em analisar o mercado, definir estratégias e preços, além de trabalhar na escolha ou desenvolvimento de novos produtos para o portfólio.
Eles podem contar com o Hub de integração, como o ANYMARKET, para realizar o registro do produto apenas uma vez e o aplicativo se encarrega de carregar os produtos nos marketplaces desejados. Lá os clientes tendem a permanecer mais tempo e voltar com frequência, graças à diversidade e ao amplo leque de produtos. Além disso, muitos consumidores preferem este modelo pela conveniência de poder realizar várias compras no mesmo site com só um pagamento.

O ponto principal a ser considerado é a verba disponível para investimento. Os recursos necessários para abrir uma loja virtual são maiores e, por isso, pode ser mais vantajoso iniciar as atividades por meio do marketplace e quando tiver mais conhecimento s obre o mercado, migrar para uma loja virtual.
Não há nada que impeça os investidores a utilizar as duas plataformas integradas. Estar no marketplace e na loja online é uma excelente maneira de obter bons resultados, além de aumentar o tráfego de visitantes, fortalecer a relação com o público e gerar receita.
https://www.tecflow.com.br/wordpress/2020/08/28/loja-virtual-ou-marketplace/
- Google lança no Brasil cursos profissionalizantes em análise de dados, gestão de projetos e mais
- Instituto Federal abre inscrições para pós-graduação em Internet das Coisas