TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER ENTRE UMA LOJA VIRTUAL E UM MARKETPLACE

 

Uma loja online ou virtual é um modelo de negócio de uma única marca onde existe um controle total de códigos, hospedagem, melhorias e integrações. A personalização e a gestão são gratuitas. Já um marketplace é igual a um centro comercial, no qual vários vendedores se reúnem para comercializar em um único local.

A infraestrutura vem pronta e começar a vender é muito fácil: é só fazer o registro, publicar seus produtos (grátis ou pagando uma taxa para que tenham uma melhor visibilidade dentro da plataforma) e esperar que os clientes comecem a comprar. Ele é uma excelente ferramenta para começar a vender no ambiente digital.

Alcance da marca

A loja online permite aumentar o alcance da sua marca no mercado, já que oferece a possibilidade de trabalhar apenas com a imagem da sua marca de uma maneira mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing específicas, sem ter que compartilhá-las com outros vendedores.

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A visibilidade de um marketplace é maior do que a de uma loja online. Isso acontece devido aos investimentos em publicidade e por possuírem um maior leque de produtos e vendedores, em comparação com uma loja virtual que precisa de tempo para amadurecer e consolidar a marca com o consumidor.

Um marketplace pode contar com milhões de acessos por mês, o que dificilmente ocorre em uma loja virtual com menos de seis meses no mercado. É como comparar uma pequena loja de rua com um grande supermercado onde os consumidores possuem mais opções de compra.

Por outro lado, uma loja online lhe permite modificar o design, incluir ferramentas, entre outras ações adaptadas ao seu público-alvo, coisa que nem sempre é possível em um marketplace.

Margem de lucro x investimento

Na loja virtual, a margem variará de acordo com os custos e a manutenção da plataforma. No entanto, geralmente as margens de lucro são maiores em uma loja online do que no marketplace por não haver intermediários.

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No marketplace não são necessários investimentos em comunicação e nem em questões relacionadas à segurança da informação, entre outras despesas com as quais uma loja virtual deve arcar.

Dentro de uma plataforma de marketing é possível criar conteúdo exclusivo, realizar promoções e esboçar uma estratégia de crescimento, sobretudo devido aos custos que poderá prever.

Além disso, o marketplace oferece uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. As possibilidades de chegar a clientes realmente interessados em seus produtos são muito maiores.

O comerciante não precisa se preocupar com ações de marketing ou gastos para o desenvolvimento e a hospedagem do website. A empresa responsável pelo marketplace fica encarregada disso.

Retenção e manutenção

Em uma loja online, a demanda virtual inclui menos custos, já que não há vendedores e nem custo para manter o ponto, entre outros. Também é possível automatizar processos, incluindo os de marketing, economia de tempo e o dinamismo da empresa.

Já nos marketplaces, o processo de registro de produtos pode ser realizado por algumas pessoas. Por isso, a equipe está mais focada em analisar o mercado, definir estratégias e preços, além de trabalhar na escolha ou desenvolvimento de novos produtos para o portfólio.

Eles podem contar com o Hub de integração, como o ANYMARKET, para realizar o registro do produto apenas uma vez e o aplicativo se encarrega de carregar os produtos nos marketplaces desejados. Lá os clientes tendem a permanecer mais tempo e voltar com frequência, graças à diversidade e ao amplo leque de produtos. Além disso, muitos consumidores preferem este modelo pela conveniência de poder realizar várias compras no mesmo site com só um pagamento.

principais-ferramentas-de-marketing-digi Como escolher entre o marketplace e a loja online?

O ponto principal a ser considerado é a verba disponível para investimento. Os recursos necessários para abrir uma loja virtual são maiores e, por isso, pode ser mais vantajoso iniciar as atividades por meio do marketplace e quando tiver mais conhecimento s obre o mercado, migrar para uma loja virtual.

Não há nada que impeça os investidores a utilizar as duas plataformas integradas. Estar no marketplace e na loja online é uma excelente maneira de obter bons resultados, além de aumentar o tráfego de visitantes, fortalecer a relação com o público e gerar receita.

https://www.tecflow.com.br/wordpress/2020/08/28/loja-virtual-ou-marketplace/