PRESENÇA DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS SELETIVOS CRESCE NA PANDEMIA

O setor trabalhista foi um dos mais impactados pela crise do novo coronavírus, com o aumento no número de pessoas trabalhando em modelo home office e a impossibilidade de realizar várias atividades presencialmente. Todo o processo de contratação de um novo colaborador também foi afetado, e o resultado é o uso de ferramentas de chamada de vídeo durante o processo seletivo.

É o que aponta a pesquisa “Impactos da COVID-19 no trabalho em grandes empresas”, feita pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Cia de Talentos e a Acesso Digital. Entre as empresas participantes, 47% delas implementaram soluções para modernizar os processos de contratação. Além disso, 95% dos gestores de RH acreditam que a tecnologia permanecerá presente mesmo após a pandemia.

Deste modo, apesar de programas como Skype, Zoom e Google Meet serem frequentemente usados para realizar chamadas entre amigos e até conversar com a equipe de trabalho, fazer uma entrevista de emprego dessa forma requer uma postura profissional, assim como no processo presencial. Por ser um modelo novo, ainda desperta um pouco de apreensão, já que a tendência antes da pandemia era transformar o processo seletivo em um momento de integração e conectividade entre as pessoas, situação que foi impossibilitada por conta da doença. O resultado é a necessidade de realizar os procedimentos à distância, já que os processos de contratação não podem parar.

Infogr%C3%A1ficos_Thumbs_Mulheres_na_TI- A necessidade de realizar os procedimentos à distância, já que os processos de contratação não podem parar.

Cuidados em comum

Apesar de a entrevista estar sendo realizada à distância, os cuidados na apresentação devem ser os mesmos de quando o processo é presencial. É importante treinar a apresentação com antecedência e garantir uma boa linguagem corporal, que deve transparecer de maneira clara o que está sendo dito e sentido pelo candidato, pois essa interação não poderá acontecer presencialmente. Olhar para a câmera, ao invés de voltar o olhar para a tela, ajuda a estabelecer uma conexão ainda melhor com o entrevistador.

Outro ponto importante é realizar a chamada em um lugar calmo e com fundo neutro. Assim, é positivo dedicar algum tempo criando um espaço agradável para a realização da entrevista, levando em conta quais itens aparecerão no enquadramento e como isso pode ser favorável para garantir uma boa opinião do avaliador. Testar o posicionamento da câmera e a iluminação também são positivos.

A roupa usada durante a entrevista é mais um aspecto a ser considerado, e não tem sua importância diminuída em um processo seletivo online. Apesar de só a parte superior do corpo aparecer na câmera, não é aconselhável usar algo inapropriado na parte de baixo, como pijama ou shorts, já que pode ser necessário se levantar da cadeira durante a entrevista. Além disso, é sempre necessário adaptar o vestuário ao estilo da empresa, seja ele mais casual ou formal.

Preparado para imprevistos

Uma dica que faz a diferença é testar a conexão de internet e o funcionamento do computador antes de começar a entrevista, assegurando que tudo vai funcionar perfeitamente. Entretanto, é sempre possível que a tecnologia acabe falhando, e, por isso, o candidato deve estar preparado para contornar a situação, demonstrar sua capacidade de lidar com problemas e se adaptar. Deixar o celular com um pacote de dados para acesso à internet pode ser uma boa maneira de resolver o imprevisto, permitindo uma chamada via WhatsApp ou por outro programa de celular – atitude proativa que deixará claro o interesse pela vaga.

 

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