O ROI é uma métrica bastante comum no mundo da Publicidade, e demonstra o quão proveitosa financeiramente determinada estratégia foi para o negócio.
Um bom Design consegue incrementar o ROI e torná-lo cada vez mais favorável para a empresa, tornando os custos com investimento baixos e maximizando o lucro líquido obtido.
Design é bom para seu negócio
A busca pela inovação consistente e escalável tem se tornado a luta pela sobrevivência e adesão ao mercado atual.
O cenário da transformação digital e do perfil do consumidor, aliados à concorrência acirrada, coloca a importância do Design nos negócios como ponto estratégico para a superação de desafios .
A frase de Tim Brown dialoga com a percepção crescente da influência do design nas empresas.
O Design não pode mais ser apenas uma área isolada na empresa, ele precisa fazer parte da mentalidade de todos os colaboradores , reinventando a cultura empresarial.
O Design é capaz de reduzir o custo de aquisição de clientes, retê-los por mais tempo e encantá-los, simplesmente porque um bom design identifica (e não supõe) o que o usuário precisa e norteia o fluxo de resolução dos problemas.
Quanto melhor for o Design, mais profundamente ele consegue descobrir como agregar valor ao produto. Quanto mais valioso para o usuário for o produto, mais ele está disposto a pagar.
Um bom Design causa uma redução notável nos custos porque evita o retrabalho. Desenvolvedores gastam 50% do tempo corrigindo problemas que poderiam ter sido identificados desde o início com pesquisa de experiência do usuário (Why Software Fails ).
O Design identifica falhas nos estágios iniciais de criação, antes que dinheiro e tempo de verdade tenham sido desperdiçados com erros.
Também é um diferencial de um bom Design garantir que o produto seja executável . Um bom design desenvolve um produto levando em conta seu processo de produção e escalabilidade.
Outra característica de um bom Design é a simplicidade. De acordo com um estudo feito pela Akamai , 40% dos usuários abandonam um site que demora mais do que 3 segundos para carregar.
Os usuários estão cada vez menos dispostos a perder tempo. Funções desnecessárias, lentas ou ineficientes não são apenas um ponto a menos, mas significam literalmente perda de oportunidades, que se traduzem em perdas financeiras.
Portanto, simples e bem-feito é melhor do que complexo e confuso .
A necessidade crescente dos designers nos negócios se deve à mudança no perfil do consumidor e nos modelos de serviços ofertados, cada vez mais personalizados e convenientes.
Não há mais lugar para a perda de performance, e o Design sistematiza metodologias para levar o negócio além de suas potencialidades.
Estudos de casos
Veja alguns exemplos práticos de como algumas empresas utilizam o Design para solucionar problemas, incorporando as metodologias em sua rotina de operações.
Paypal
A Paypal, empresa de pagamentos online, notou uma grande queda no número de clientes que escolhiam a empresa para a realização de transações internacionais. A empresa usou Design para chegar a uma hipótese do motivo do problema e à uma solução.
Para manter a transparência com os clientes e garantir o acesso à informação, os advogados da empresa disponibilizaram um texto explicando a legislação à qual a empresa estava submetida para a realização deste tipo de transação.
Facebook
É praticamente impossível não reconhecer o Facebook como a maior e mais utilizada rede social do mundo. A empresa optou por um Design que prioriza a simplicidade , já que o foco da rede é a interação entre seres humanos.
O intuito é evitar que o usuário perca tempo interagindo com a máquina, mantendo todo o foco no contato com amigos e familiares.
Para isso, o Facebook consertou mais de 100 pequenos problemas visuais , priorizando-os como defeitos aos quais os usuários estavam expostos.
“Nós sabemos, a partir de toneladas de dados e pesquisas, que toda vez que tornamos nossos produtos mais rápidos ou mais simples, as pessoas os usam mais. Elas compartilham mais, têm uma experiência mais recompensadora.
Tom Occhino , Diretor de Engenharia do app do Facebook
Apple
A Apple, empresa fabricante de produtos de tecnologia, construiu uma cultura de priorização do Design no desenvolvimento de seus produtos.
A empresa deixou de lado as necessidades do negócio e focou nas necessidades dos usuários, desenvolvendo produtos simples de utilizar , priorizando a empatia com o usuário e envolvendo-o nas iterações de criação.
Outro ponto importante no processo de design foi a execução dos produtos. Para manter a excelência, a empresa focou apenas nos produtos mais estratégicos, que poderiam ser produzidos com rapidez, levando em conta os materiais utilizados na fabricação e os processos de manutenção e reparo como parte do processo.
Itaú
Com mais de 70% das transações migrando para o digital, o banco Itaú vem se reinventando através do Design há alguns anos.
Os clientes esperam do setor financeiro a mesma agilidade, personalização e experiência que recebem em outros segmentos digitais, e essa necessidade de ação fez o Itaú investir massivamente em Design.
O tom de voz e comunicação, o nível de descontração, a jornada do cliente, a acessibilidade, a personalização: tudo foi repensado para criar uma experiência conveniente para o usuário.
O banco segmenta perfis de usuário e transmite uma mensagem diferente em cada caso, garantindo uma experiência personalizada . Entre as estratégias, estão a incorporação de perfis profissionais focados no usuário e nas tecnologias envolvidas para gerar uma cultura de inovação consistente.
Quais áreas devem estar envolvidas no processo de Design e Negócios?
O Business Design tem o papel de promover a inovação na superação dos desafios do negócio, e justamente por isso, é ideal que a equipe que fará parte do processo seja multidisciplinar .
Profissionais com diferentes habilidades técnicas agregam não só na execução convencional das respectivas funções, mas também contribuem para criar uma visão holística e transmitir isso ao projeto.
O processo de Design e negócios é, na verdade, a aplicação de uma mentalidade criativa e colaborativa na resolução de problemas.
Lembra que falamos lá em cima sobre os universos pessoais? Quanto mais multidisciplinar e colaborativo for o time que vai participar do processo de Business Design, melhores são as condições para o surgimento de ideias inovadoras.
Por isso, é possível agregar o time inteiro no business design. Todas as áreas profissionais têm muito a contribuir para esse processo criativo, porque, além de executarem a parte técnica de suas funções, o seu time exercita soft skills .
A participação colaborativa de diversas áreas da sua empresa no processo de business design gera maior integração dos colaboradores, estimula a empatia e amplia as perspectivas adicionando pontos de vista diferentes.
Como quantificar o impacto do Design?
O Design é mais do que um conjunto de práticas e metodologias, é uma nova forma de raciocínio , que abraça a diversidade de opiniões e a empatia ao invés das concepções preestabelecidas individuais.
Por ser um processo inovador, é natural que a linguagem do Design seja diferente da linguagem tradicional voltada a negócios.
Muitos designers não têm tanta familiaridade com as métricas de negócios, e muitos executivos estão lidando com as metodologias criativas de design pela primeira vez.
Mas, compreendendo a importância do design nos negócios, vemos que vale muito à pena a adaptação entre as áreas. Só é possível provar a relação do design com o aumento da performance através da mensuração .
Como há uma distância entre o mundo do business e do design, é essencial que os designers se acostumem a quantificar seu trabalho através de métricas que demonstrem a importância do design nos negócios.
É importante