Por que adotar a mentalidade do Design na sua empresa?
Especialmente quando o trabalho remoto passa a dominar o mercado
As falhas na experiência do usuário são detalhes ou defeitos? Empresas que não enxergam a importância do design nos negócios estão desapontando usuários e jogando dinheiro fora.
O design ganhou terreno nas empresas porque consegue melhorar muito a performance e aumentar a receita: uma pesquisa da consultoria de investimentos NEA mostrou que as vendas em empresas que instituíram uma cultura voltada ao design subiram em 75%.
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Em pleno boom dos métodos ágeis, ignorar o design é perder clientes. Por isso, vale muito mais à pena reeducar a empresa em prol de uma mentalidade design-oriented.
tica e como calcular o valor que o design traz para a empresa.
Primeiro, alguns conceitos
O Business Design evoluiu e se modificou nos últimos anos. Listamos alguns conceitos para te deixar a par deste debate antes de falarmos da importância do design nos negócios:
Design

O Design leva em conta o problema em si, o planejamento da solução, o processo de execução e a avaliação da solução no mundo real.
Ao contrário do que quem vê de fora pode pensar, o Design se preocupa com a função, e não somente com a estética – que é, na verdade, parte da função.
O Design cuida da necessidade de quem vai usar o produto, e é responsável por como o usuário será afetado pela criação dele. Pode-se dizer inclusive que o Design busca promover o bem-estar.
O melhor design é aquele que não apenas supre as necessidades do usuário, como agrega mais valor ao produto com um processo fácil e vantajoso, poupando trabalho e garantindo maiores níveis de satisfação do cliente.
Design Thinking
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zam para gerar inovação, expandindo suas perspectivas e enxergar a realidade de forma holística.
Todos nós, seja no trabalho ou na vida pessoal, temos nossos universos, com o conjunto de vivências, informações e estímulos com os quais convivemos e estamos familiarizados.
Nossos universos tendem a influenciar nossas decisões, tornando a inovação um processo difícil. Não é fácil sair da sua bolha.
Como vimos no conceito acima, o Design existe para solucionar problemas da melhor forma possível. Sendo assim, designers não podem ser reféns de seus mindsets, pois a solução dos problemas costuma estar, justamente, nos terrenos desconhecidos.
O Design Thinking é uma metodologia que faz com que pessoas que não são designers pensem como designers.
Business Design
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Esta união traz a perspectiva de superação de desafios atuais trazidos pela transformação digital e o novo perfil do consumidor.
O processo de Business Design envolve a visão de mercado, levando em conta a posição da empresa em relação à concorrência, a concepção do modelo de negócio, a precificação do produto, custos e despesas.
Essas visões de negócios são unidas às metodologias de design, com a testagem contínua do modelo: prática, aprendizado, correção e repetição.
ROI
ROI é a sigla para Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português.
Trata-se de uma métrica que mostra o retorno financeiro obtido com o emprego de uma quantidade de recursos na estratégia. O cálculo é feito pela razão entre o lucro obtido e o investimento feito.
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Um bom Design consegue incrementar o ROI e torná-lo cada vez mais favorável para a empresa, tornando os custos com investimento baixos e maximizando o lucro líquido obtido.
Design é bom para seu negócio
A busca pela inovação consistente e escalável tem se tornado a luta pela sobrevivência e adesão ao mercado atual.
O cenário da transformação digital e do perfil do consumidor, aliados à concorrência acirrada, coloca a importância do Design nos negócios como ponto estratégico para a superação de desafios.
A frase de Tim Brown dialoga com a percepção crescente da influência do design nas empresas.
O Design não pode mais ser apenas uma área isolada na empresa, ele precisa fazer parte da mentalidade de todos os colaboradores, reinventando a cultura empresarial.
O Design é capaz de reduzir o custo de aquisição de clientes, retê-los por mais tempo e encantá-los, simplesmente porque um bom design identifica (e não supõe) o que o usuário precisa e norteia o fluxo de resolução dos problemas.
Quanto melhor for o Design, mais profundamente ele consegue descobrir como agregar valor ao produto. Quanto mais valioso para o usuário for o produto, mais ele está disposto a pagar.
Um bom Design causa uma redução notável nos custos porque evita o retrabalho. Desenvolvedores gastam 50% do tempo corrigindo problemas que poderiam ter sido identificados desde o início com pesquisa de experiência do usuário (Why Software Fails).
O Design identifica falhas nos estágios iniciais de criação, antes que dinheiro e tempo de verdade tenham sido desperdiçados com erros.
Também é um diferencial de um bom Design garantir que o produto seja executável. Um bom design desenvolve um produto levando em conta seu processo de produção e escalabilidade.
Outra característica de um bom Design é a simplicidade. De acordo com um estudo feito pela Akamai, 40% dos usuários abandonam um site que demora mais do que 3 segundos para carregar.
Os usuários estão cada vez menos dispostos a perder tempo. Funções desnecessárias, lentas ou ineficientes não são apenas um ponto a menos, mas significam literalmente perda de oportunidades, que se traduzem em perdas financeiras.
Portanto, simples e bem-feito é melhor do que complexo e confuso.
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Não há mais lugar para a perda de performance, e o Design sistematiza metodologias para levar o negócio além de suas potencialidades.
Estudos de casos
Veja alguns exemplos práticos de como algumas empresas utilizam o Design para solucionar problemas, incorporando as metodologias em sua rotina de operações.
Paypal
A Paypal, empresa de pagamentos online, notou uma grande queda no número de clientes que escolhiam a empresa para a realização de transações internacionais. A empresa usou Design para chegar a uma hipótese do motivo do problema e à uma solução.
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Facebook
É praticamente impossível não reconhecer o Facebook como a maior e mais utilizada rede social do mundo. A empresa optou por um Design que prioriza a simplicidade, já que o foco da rede é a interação entre seres humanos.
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Para isso, o Facebook consertou mais de 100 pequenos problemas visuais, priorizando-os como defeitos aos quais os usuários estavam expostos.
“Nós sabemos, a partir de toneladas de dados e pesquisas, que toda vez que tornamos nossos produtos mais rápidos ou mais simples, as pessoas os usam mais. Elas compartilham mais, têm uma experiência mais recompensadora.
Tom Occhino, Diretor de Engenharia do app do Facebook
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A Apple, empresa fabricante de produtos de tecnologia, construiu uma cultura de priorização do Design no desenvolvimento de seus produtos.
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Outro ponto importante no processo de design foi a execução dos produtos. Para manter a excelência, a empresa focou apenas nos produtos mais estratégicos, que poderiam ser produzidos com rapidez, levando em conta os materiais utilizados na fabricação e os processos de manutenção e reparo como parte do processo.
Itaú
Com mais de 70% das transações migrando para o digital, o banco Itaú vem se reinventando através do Design há alguns anos.
Os clientes esperam do setor financeiro a mesma agilidade, personalização e experiência que recebem em outros segmentos digitais, e essa necessidade de ação fez o Itaú investir massivamente em Design.
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O banco segmenta perfis de usuário e transmite uma mensagem diferente em cada caso, garantindo uma experiência personalizada. Entre as estratégias, estão a incorporação de perfis profissionais focados no usuário e nas tecnologias envolvidas para gerar uma cultura de inovação consistente.
Quais áreas devem estar envolvidas no processo de Design e Negócios?
O Business Design tem o papel de promover a inovação na superação dos desafios do negócio, e justamente por isso, é ideal que a equipe que fará parte do processo seja multidisciplinar.
Profissionais com diferentes habilidades técnicas agregam não só na execução convencional das respectivas funções, mas também contribuem para criar uma visão holística e transmitir isso ao projeto.
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Lembra que falamos lá em cima sobre os universos pessoais? Quanto mais multidisciplinar e colaborativo for o time que vai participar do processo de Business Design, melhores são as condições para o surgimento de ideias inovadoras.
Por isso, é possível agregar o time inteiro no business design. Todas as áreas profissionais têm muito a contribuir para esse processo criativo, porque, além de executarem a parte técnica de suas funções, o seu time exercita soft skills.
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Como quantificar o impacto do Design?
O Design é mais do que um conjunto de práticas e metodologias, é uma nova forma de raciocínio, que abraça a diversidade de opiniões e a empatia ao invés das concepções preestabelecidas individuais.
Por ser um processo inovador, é natural que a linguagem do Design seja diferente da linguagem tradicional voltada a negócios.
Muitos designers não têm tanta familiaridade com as métricas de negócios, e muitos executivos estão lidando com as metodologias criativas de design pela primeira vez.
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Como há uma distância entre o mundo do business e do design, é essencial que os designers se acostumem a quantificar seu trabalho através de métricas que demonstrem a importância do design nos negócios.
É importante
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