Screenshot_2020-05-28-Researchers-Uncove Uma coisa é que os hackers segmentem sites e orgulhosamente o anunciam nas plataformas de mídia social para todos verem. No entanto, é algo totalmente diferente deixar um rastro digital que leva os pesquisadores de segurança cibernética à sua porta.

Foi exatamente o que aconteceu no caso de um hacktivista com o nome de VandaTheGod, atribuído a uma série de ataques a sites do governo desde julho de 2019.

Em um relatório compartilhado com o The Hacker News, pesquisadores da Check Point disseram que foram capazes de mapeie a atividade de VandaTheGod ao longo dos anos e, eventualmente, zere a identidade real do atacante para um indivíduo brasileiro da cidade de Uberlândia.

A empresa de segurança cibernética disse que notificou a aplicação da lei em causa de suas descobertas para novas ações, acrescentando que as atividades de mídia social nos perfis associados ao VandaTheGod pararam no final de 2019.

Uma longa trilha de mídia social

O VandaTheGod tem uma longa história de perseguir sites do governo, universidades e prestadores de serviços de saúde. Atualmente, o atacante alegou ter violado o banco de dados do T? Ora Compass Health da Nova Zelândia e ofereceu detalhes médicos de um milhão de pacientes à venda no Twitter em outubro passado.

O hacker em questão, supostamente parte do ” Exército Cibernético Brasileiro ” ( BCA ), também vandalizou dezenas de sites para espalhar mensagens antigovernamentais , além de exibir o logotipo do BCA em capturas de tela de contas e sites comprometidos.

“Muitas das mensagens deixadas nos sites desfigurados implicavam que os ataques eram motivados por sentimentos antigovernamentais e foram realizados para combater injustiças sociais que o hacker acreditava serem resultado direto da corrupção do governo”, disseram os pesquisadores.

Screenshot_2020-05-28-Researchers-Uncovehttps://abraseci.org/pesquisadores-descobrem-a-identidade-de-um-hacker-brasileiro-que-desfigurou-mais-de-4800-sites/