Open Source Research ou investigação de código aberto

Open Source Research, ou investigação de código aberto, está se tornando cada dia mais popular. O que um dia foi um passatempo pouco acessível, praticado por jornalistas, profissionais de segurança, nerds e caçadores da verdade, agora é um cargo na Polícia Civil, nas firmas de inteligência cibernética e em publicações independentes. 



Assim como disse Le Chef Gusteau, no filme Ratatouille, “Anyone can cook!” (Qualquer um pode cozinhar!). Ferramentas de investigação de código aberto, mais tecnicamente conhecidas como Open Source Investigative Tools (OSINT), permitem chegar onde a investigação tradicional — mesmo que facilitada pela Justiça — não chega. Mas, embora esteja se popularizando, seu caminho ainda é obscuro. 

Sugestões de leitura

Deep into the code lines



Quer conhecer mais sobre as técnicas de investigação de código aberto? Nossa primeira sugestão de leitura de hoje traz dicas de como começar na área. O texto foi publicado no portal da Bellingcat, um dos mais relevantes grupos de mídia investigativa independente do momento. Além desse conteúdo, o site é repleto de conteúdos importantes para quem se interessa pelo tema. Jump in!

 

https://mailchi.mp/thehack/0377_anyone-can-cook?e=b46ff5eb2f