Metaverso: conheça as tendências da maior evolução na internet
O Metaverso é um universo virtual no qual as pessoas vivem, trabalham, viajam, compram e interagem com outras, tudo isso do conforto de seu lar no mundo físico, promete ser a maior evolução na Internet.
E não é para menos: sua ousada proposta reflete o mundo real no ambiente virtual, usando tecnologias como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), inteligência artificial (IA), mídia social e moeda digital.
O hype em torno do Metaverso.
Há muito entusiasmo em torno do metaverso, em grande parte impulsionado por empresas de tecnologia que estão investindo no metaverso para aprimorar ou aumentar as realidades digitais e físicas das pessoas. Além disso, as atividades que atualmente ocorrem nesses ambientes são:
- Compra de roupas e acessórios para avatares online;
- Compra de terrenos digitais e construção de casas virtuais;
- Participação de uma experiência social virtual;
- Compra em shoppings virtuais por meio de comércio imersivo;
- Uso de salas de aula virtuais para experimentar o aprendizado imersivo;
- Compra de arte digital, colecionáveis e ativos (NFTs);
- Interação no digital para integração de colaboradores, atendimento ao cliente e vendas.
Espera-se que um metaverso forneça oportunidades e modelos de negócios persistentes, descentralizados e colaborativos que permitirão que as organizações ampliem os negócios digitais.
Quais são as oportunidades de um Metaverso?
Para que fique claro de imediato, todo o seu potencial futurista não compete de forma alguma com a Internet e sua rede de bilhões de computadores, milhões de servidores e outros dispositivos eletrônicos. Muito pelo contrário! O Metaverso baseia-se no crescimento e geração de muitos serviços que cada vez mais a Internet dispõe, abrindo portas para a sua criação.
Já parou para pensar o quanto essa ideia utópica é tão grande que saiu das páginas dos livros de ficção científica e foi reverberar nas mesas dos investidores e das grandes empresas, e até fez o Facebook mudar seu nome corporativo para Meta? Neste artigo, vamos descobrir mais a fundo o que é o Metaverso, quando ele surgiu, por que conceituadas corporações querem navegar nessa onda e como investir nesse novo mercado. Boa leitura!
O que é o Metaverso?
Como vimos acima, Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual, capaz de revolucionar as conexões humanas na web. Muitos têm dificuldade para entender ou mesmo imaginar o seu funcionamento, uma vez que ele ainda está em desenvolvimento.
Na prática, para visualizar o conceito, imagine acessar um ambiente tridimensional através de fones de ouvidos, óculos ou relógios conectados. A principal diferença das atuais experiências bidimensionais na Internet, ou seja, onde a navegação é realizada pela tela do dispositivo.
Isso é exatamente o usuário ter a sensação de estar dentro da própria web e vivenciar, por meio de seus avatares, uma realidade completamente inventada. Assim, seu objetivo em questão foca que as pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele, à flor da pele. No entanto, a implantação do Metaverso ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias avançadas, como o próprio 5G.
Quando surgiu o Metaverso?
Apesar de tornar-se popular há pouco tempo, o conceito Metaverso não é novo: descrito pela primeira vez em 1992, pelo autor Neal Stephenson em seu livro de ficção científica Snow Crash. A obra conta a história de Hiro Protagonist, personagem que na vida real é um entregador de pizza, mas no mundo 3D é um samurai, uma forma de alcançar status pela habilidade técnica representada pela sofisticação do avatar.
Outro romance que ajudou a popularizar a ideia do Metaverso, escrito por Ernest Cline em 2011, foi Ready Player One, mais tarde adaptado para as telas do cinema por Steven Spielberg. Essa narrativa distópica de ficção científica se passa no ano de 2045, onde as pessoas fogem dos problemas que assolam a Terra em um simulador virtual chamado The Oasis, que permite aos usuários serem o que bem desejarem.
Quais são as tecnologias envolvidas no Metaverso?
A imersão completa no Metaverso se torna possível graças a uma série de tecnologias que precisam ser empregadas. Confira cada uma a seguir:
1. Realidade Virtual.
A VR, sigla em inglês para Realidade Virtual, refere-se a um ambiente tridimensional construído por meio de softwares. Para ter acesso a essa imersão da realidade, os usuários precisam de computadores, óculos de realidade virtual, fones de ouvido e outros equipamentos.
A impressão é de realmente viver dentro da nova realidade, como acontece em brinquedos de simulação de montanha-russa, ou jogos que usam essa tecnologia, por exemplo.
2. Realidade Aumentada.
Por sua vez a AR, sigla em inglês para Realidade Aumentada, inclui componentes que interagem com uma realidade existente: como uma adição de imagens, objetos e gráficos, projetada no mundo real. Para usar a AR, basta um dispositivo móvel com os aplicativos necessários, e já existem vários jogos para smartphones como o Pokémon Go, onde os personagens podem ser capturados em ambientes reais como se eles, de fato, estivessem ali. Há também óculos de AR que mostram em suas lentes informações sobre o ambiente.
3. Blockchain e criptos.
A Blockchain, Banco de Dados Público e Descentralizado, as criptomoedas e os NFTs, sigla em inglês para tokens não fungíveis, também dão suporte e desempenham um grande papel na utilidade do Metaverso. Por meio delas é possível movimentar valores, representar uma obra de arte, uma música, e até realizar o registro de propriedades virtuais.
Quais empresas acreditam no Metaverso?
Aqui estão várias empresas com suas próprias visões e mergulhos do Metaverso.
1. Facebook.
Em uma carta aberta, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que o investimento no Metaverso representa uma mudança fundamental e pretende acelerar o desenvolvimento das tecnologias fundamentais, incluindo plataformas sociais e ferramentas criativas, necessárias para dar vida ao Metaverso.
Então, depois que as notícias do Meta foram lançadas no final de 2021, o Facebook lançou o Horizon Worlds, um espaço de RV que os usuários podem navegar como um avatar e ferramentas para desenvolvedores criarem mundos virtuais adicionais.
2. Microsoft.
O Metaverso está chegando à Microsoft que lançará o Mesh para Microsoft Teams, agora em 2022. O novo serviço permite que usuários do Teams, em diferentes locais físicos, participem de experiências holográficas colaborativas e compartilhadas durante reuniões virtuais, e estabeleçam uma presença virtual em qualquer dispositivo usando um avatar personalizado de si mesmos.
3. Nike.
Em aceno ao Metaverso, a Nike apresentou pedidos de marca registrada para ajudar a criar e vender tênis e roupas virtuais. Assim, a Nike criou a Nikeland, uma plataforma dentro do jogo Roblox, um mundo digital onde os fãs da Nike podem jogar, conectar e vestir seus avatares com roupas virtuais.
4. Banco do Brasil.
Não são apenas empresas estrangeiras que acreditam no mercado do Metaverso: o Banco do Brasil também entrou na onda e lançou, no final de 2021, uma experiência virtual dentro do servidor do game GTA.
No jogo, o gamer abre uma conta para o seu personagem, na instituição bancária, e é totalmente possível trabalhar como abastecedor de caixa.
Como investir no metaverso?
Há diversas formas de investir no Metaverso.
- Criptomoedas: comprando criptomoedas associadas ao Metaverso. Decentreland (MANA), Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ) são algumas das moedas digitais que são adquiridas por meio de exchanges e geralmente há taxas de saques e transferências.
- Fundos de investimentos: aplicando em fundos voltados ao Metaverso. Em dezembro de 2021, a gestora brasileira Vítreo lançou o produto Vítreo Metaverso, que investe apenas em ações ligadas ao setor.
- Terrenos virtuais: adquirindo terras virtuais no Metaverso, em plataformas como Metaverse Group (empresa imobiliária virtual), para vendê-las no futuro.
Quão próximo está o Metaverso?
A construção do Metaverso ainda está em seus estágios iniciais, visto que muitas tecnologias que o envolvem também estão em processo de evolução. Logo, a participação em um mundo virtual 3D dependerá, por exemplo, de uma conexão mais potente com a Internet, junto da chegada do 5G no Brasil, prevista para o segundo semestre de 2022.
Embora a ideia promissora de fundir-se em um mundo virtual exista há muitos anos, um verdadeiro Metaverso, onde interações realistas são praticáveis, ainda está a uma década de distância. E é por isso que muitas das potenciais empresas de tecnologia do mundo estão investindo em seu desenvolvimento, pois transformará o comportamento dos consumidores e dos negócios.
Fonte: AAA Inovação. /monthly_2022_03/image.gif.ad87c32333c9c5b6f820d852b7126bb5.gif” class=”ipsAttachLink ipsAttachLink_image”>/monthly_2022_03/image.gif.a2e31db9420c5df398a0a3d9d8afddb2.gif” class=”ipsAttachLink ipsAttachLink_image”>