Itaú reestabelece acesso às contas após instabilidade

Itaú reestabelece acesso às contas após instabilidade
Correntistas tiveram dificuldades para utilizar os serviços do banco nesta última quinta-feira. 
Após clientes do Itaú relatarem uma série de dificuldades
para conseguirem acessar suas contas nesta quinta-feira (3), o banco afirmou no
final da tarde em postagem no Twitter que os serviços foram reestabelecidos.
Segundo o banco, a origem do problema está relacionada com um atraso no
processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de
reprocessamento.
O Itaú explicou que, para os pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia devido às falhas no sistema, os clientes poderão fazer transferências por meio do Pix até a meia-noite. O banco também liberou operações de TED até 18h15.
“O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de
todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente
recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente”, informou o banco, em nota.
O Itaú Unibanco foi alvo de diversas reclamações por parte de clientes descontentes ao longo do dia, com queixas envolvendo problemas de acesso a contas, incluindo pelo aplicativo do banco.
De acordo com o site de monitoramento de serviços online Downdetector, as
notificações de usuários com problemas com as contas do Itaú começaram a subir por volta das 11h. Às 12h20, eram cerca de 3,2 mil notificações registradas pelo site de clientes do banco.
As reclamações começaram a diminuir no início da tarde. Às 18h21, estavam em cerca de 450 as notificações identificadas pelo site.

Durante o dia, houve também relatos de clientes que receberam valores não devidos em sua conta corrente, bem como de clientes que tiveram o saldo
reduzido.
Além disso, segundo relatos, usuários que tentavam acessar o serviço do banco pelo navegador de internet recebiam mensagem de “erro 500”, com o servidor afirmando que “não consegue processar este pedido de momento”. Problemas também ocorreram no acesso à central de atendimento por telefone.
“Sugerimos que registre reclamação no SAC da instituição, na Ouvidoria e no
Banco Central, através do telefone 145″, informou o Procon-SP, que notificou o
banco para explicar sobre os problemas nesta quinta.
“O Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados”, diz o órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP aponta ainda que os consumidores não podem ser prejudicados por uma falha que não é de sua responsabilidade. “Deste modo, transações (saques, transferências, pix, pagamentos etc) não realizadas pelos correntistas
deverão ser consideradas sem efeito.”
Depois de oscilarem no campo positivo na maior parte da sessão, as ações do Itaú encerraram o dia próximas da estabilidade, com ganhos de 0,08%, a R$25,05. O índice Ibovespa também fechou estável, em queda de 0,01%, aos 115.165 pontos.
O Itaú Unibanco registrou lucro líquido gerencial de R$ 7,159 bilhões no quarto
trimestre de 2021.  https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/02/lucro-do-itau-soma-r-268-bilhoes-em-2021-alta-
de-45.shtml), o que corresponde a um crescimento de 32,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo balanço divulgado em fevereiro.

Fonte: Folha de São Paulo