INTERNET VIA SATÉLITE: 4 DICAS SOBRE ESSE TIPO DE SERVIÇO NO BRASIL
A conexão via satélite se destaca por levar internet de qualidade para lugares que sofrem com falta ou instabilidade de sinal. O serviço tem como premissa atingir todo o território brasileiro, que evidenciou a deficiência nesse aspecto durante a quarentena. Segundo pesquisa do IBGE, 46 milhões de pessoas não têm acesso à banda larga, o que representa 25% da população do país.
Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos, site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar -, explica o que é Portal de Planos necessário para a operação do serviço. “Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma.

O especialista dá dicas sobre o funcionamento desse tipo de serviço:
1. Internet com velocidade rápida
Baixar arquivos é mais fácil com a tecnologia via satélite, pois os downloads são concluídos rapidamente. Também é possível navegar em diversos sites ao mesmo tempo sem enfrentar problemas com a internet travada ou lenta. Mas apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.
- Google lança no Brasil cursos profissionalizantes em análise de dados, gestão de projetos e mais
- Instituto Federal abre inscrições para pós-graduação em Internet das Coisas