Estruturação de redes: como elaborar este recurso?

Estruturação de redes: como elaborar este recurso?

Uma forma de otimizar a comunicação e troca de dados dentro de uma organização é a partir da estruturação de rede, envolvendo a conexão de vários dispositivos e serviços, necessitando de certa proteção adicional para evitar os ataques externos com eficiência. 

É muito importante organizar a rede porque ela é o meio pelo qual a empresa irá se comunicar entre seus colaboradores, por meio da transferência de dados e informações essenciais para o seu trabalho. 

Por exemplo, o setor financeiro de uma loja que vende Troféu Acrílico Personalizado precisa enviar o orçamento para o setor de marketing.

Assim como esse precisa enviar os seus projetos para compreender se são compatíveis com a realidade da empresa. 

Dessa forma, eles precisam trocar esses dados, a partir de planilhas e informações muito importantes e confidenciais sobre a empresa, necessitando de uma estruturação de redes para que essa atividade seja possível.

Em geral, é muito benéfico para qualquer empresa encontrar formas de aplicar essas ações de f2orma mais otimizada e garantindo um benefício, em geral, para o seu desenvolvimento, a partir de ações como a estruturação de redes. 

Ao que se refere a estruturação de redes2?

A estruturação de redes se refere à união de um conjunto de computadores ativos, equipamentos, máquinas e cabos, os quais funcionam em grupo e em sincronia, certificando-se de que todos esses equipamentos ficarão conectados. 

Sendo assim, torna-se fundamental que o seu funcionamento esteja sempre em alta qualidade e de forma eficiente, garantindo que não haja perda de dados durante o caminho de transferência ou chegada. 

Logo, deve-se ter os equipamentos se comunicando internamento para qualquer que seja a atividade desejada a realizar, abrangendo todos os que estão conectados. 

Isto é, uma empresa de locação de aparelhos de estética precisa ter seu computador conectado para compartilhar contratos em uma impressora e para a transferência de dados entre os seus funcionários. 

Em outras palavras, para que o trabalho funcione, em geral, é necessário que, para que uma certa máquina seja capaz de ler, copiar e sobrescrever as informações de outra máquina, elas estejam em uma mesma rede. 

Como elaborar a estruturação de redes?

Dessa maneira, é muito importante conhecer as etapas e necessidades para a criação de uma estruturação de redes, visando um melhor desempenho e aplicação correta.

Além de evitar o retrabalho com o tempo, por isso, seguem as principais ações para tal.

Entenda o estabelecimento

A primeira ação que se deve tomar é uma análise do ambiente físico em que será instalada a estruturação de redes, compreendendo todo o espaço de forma geral. 

Assim, é possível entender onde a estrutura irá começar e terminar. 

Para isso, deve-se entender a planta baixa do local e medir as dimensões para cada equipamento, avaliando a quantidade de material a ser utilizada em cada local, evitando desperdícios e imprevistos. 

Quem irá utilizar o recurso

Depois disso, é preciso ter consciência da quantidade de pessoas que irão utilizar o recurso para definir a capacidade da ferramenta. 

Para isso, deve-se considerar esse número para o momento presente, mas para o futuro também.

Nessa etapa, é essencial realizar um alinhamento das áreas dos Recursos Humanos e Estratégia da organização, objetivando um cálculo assertivo, tanto para o número de pessoas atualmente, como uma projeção de crescimento que condiga com a realidade. 

Um exemplo, uma empresa de iluminação para festa profissional possui, atualmente, 250 funcionários com a pretensão de contratar mais 250 no futuro. 

Adicionando uma reserva, ela deve construir uma estruturação com capacidade de até 520 pessoas. 

Quantidade de materiais

Os passos anteriores são essenciais para a determinação da quantidade de insumos necessários, de acordo com a demanda, para que não falte material ou sobre em altas quantidades, o que seria um desperdício. 

Sendo assim, se uma empresa de locação de espaço para armazenagem sabe a quantidade de pessoas que precisam do material para uso.

Ela consegue calcular quantos metros de cabo ela precisa, o número de telas de computadores, mouses, teclados e outras peças. 

Isso é essencial para que a empresa não desperdice o dinheiro investido com ações que nem serão utilizadas futuramente, possibilitando que esse excedente seja direcionado para pontos específicos e que irão dar resultados. 

A partir dessa ação, já é possível criar orçamento assertivo de fato de acordo com a demanda necessária, deixando o plano de aquisição muito mais claro e fácil de ser cumprido. 

Referente aos servidores

Para essa etapa, a empresa deve esclarecer a quantidade de tecnologias que a sua rede irá gerenciar, assim como quais serão as escolhidas. É preciso criar uma análise geral sobre esse ponto também. 

Com isso, ela consegue entender se precisará utilizar um serviço mais simples e abrangente ou algo mais robusto e complexo, o qual permite a colocação de diversas outras tecnologias em si. 

Por exemplo, aqui, uma empresa de engenharia e manutenção hospitalar deve definir de qual marca será o seu servidor, se irá utilizar um sistema de câmeras e se será exigido um controle de acesso. 

Portanto, é algo que irá variar muito de acordo com os desejos e objetivos finais de cada empresa, assim como suas formas de atuação, necessitando de uma análise própria para definição. 

Crie uma forma de plano B

A próxima ação é a criação de uma forma de plano B. Isso porque as tecnologias estão muito suscetíveis a problemas, os quais não precisam necessariamente serem internos ou falhas, podendo ser algo externo e imprevisível, como uma queda de energia. 

Dessa maneira, é sempre muito importante planejar algo como uma segunda opção para quando essas situações acontecerem, garantindo a disponibilidade de funcionamento dos equipamentos mesmo que o sistema principal apresente alguma falha. 

Um exemplo, uma empresa de serviço de entrega motoboy que teve seu gerador queimado, parando toda a produção, ela deve ter uma outra ideia, como um gerador reserva, para que o sistema de backup salve todas as ações até que tudo volte ao normal. 

Para isso, é interessante mapear e marcar todos os problemas que podem acontecer, separando diferentes formas de lidar com eles. 

Acompanhe o seu funcionamento

Outro ponto essencial é ter algum funcionário ou grupo acompanhando o funcionamento dessa rede, para que haja uma verificação constante sobre os seus serviços, principalmente, no que se refere a sua estabilidade. 

Dessa forma, em caso de qualquer coisa que saia do padrão ou do que é esperado, os responsáveis conseguem se informar de forma rápida e já aplicar os planos de ação determinados anteriormente. 

Assim, uma empresa de higienização automotiva a domicilio consegue ter sistemas na área de tecnologia da informação, os quais se os equipamentos perderem a conexão com a internet iriam enviar uma alerta por e-mail avisando do problema. 

Controle da segurança da informação

Para terminar, é preciso se certificar de que a segurança das informações existe na rede criada, a partir de um ótimo firewall, aplicando políticas de acesso e controle, proteção contra vírus e outros ataques massivos. 

É essencial também a instalação de um programa antivírus em todos os outros equipamentos e computadores dos colaboradores, sempre concentrando atenção aos updates, para que tudo se mantenha atualizado e com segurança. 

Esse ponto é imprescindível, uma vez que, por exemplo, uma loja de roupas compartilha diversas informações confidenciais, como faturamento com a venda de uma quantia de camisa gola polo masculina manga longa, ou senhas e mais, o que precisa ficar secreto. 

Vantagens de usar o recurso de estruturação?

Sendo assim, é possível perceber que a estruturação de redes pode ser uma ação muito benéfica para as empresas se aplicada da forma correta. 

Para deixar esse ponto mais claro, seguem algumas das vantagens desse recurso:

  • Maior confidencialidade de dados; 
  • Facilidade para trocar informações;
  • Forma de trabalho atualizada e modernizada;
  • Preparo mais focado para imprevistos;
  • Proteção em relação ao acesso das informações;
  • Integração das equipes.

Sendo assim, essas são apenas algumas das principais vantagens que a instalação de uma estruturação de redes pode proporcionar para a empresa que desejar, mas na verdade, há uma maior variação de acordo com cada objetivo e formas de aplicação. 

Considerações finais

Portanto, a estruturação de redes tornou- se um recurso muito favorável para se trocar informações dentro de uma instituição, permitindo uma série de benefícios, e principalmente, proteção do compartilhamento de seus dados. 

Logo, é preciso entender de forma geral como aplicar essa ferramenta ao cotidiano da empresa, como a partir de todas as informações tratadas ao longo deste artigo, visando uma implementação correta e uma melhoria contínua do trabalho. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.