Desenvolvimento em .NET
Veremos neste artigo breves introduções sobre o desenvolvimento de software, voltado para a plataforma .NET, de uma forma bastante teórica para memorizar conceitos básicos nesta área.
Guia do artigo:
- Linguagens de programação
- C#
- VB.NET
- F#
- Delphi Prism
- Compilador
- A compilação em .NET
- .NET Framework
- Visual Studio
- Conclusão
Como um pequeno manual para introduzir os principais conceitos e termos utilizados em desenvolvimento .NET, tentando ajudar a familiarizar e acelerar o conhecimento do leitor neste ambiente de desenvolvimento. Serve também como um “glossário”.
Desenvolvimento em .NET.
Veremos neste artigo breves introduções sobre o desenvolvimento de software, voltado para a plataforma .NET, de uma forma bastante teórica para memorizar conceitos básicos nesta área.
O tema é útil para quem está iniciando no ambiente .NET, assim poderá ver os principais conceitos, janelas, menus e funcionalidades presentes no Visual Studio 2010, além de ter um embasamento teórico bastante abrangente da área .NET. É útil para aqueles que entram no universo .NET e se deparam com uma gama enorme de tecnologias, opções e termos. É preciso aprender o que são, para que servem e quando são aplicados.
Este artigo irá abordar os principais conceitos na área de desenvolvimento de software tentando encaixá-los nas tecnologias .NET, com o objetivo principal de familiarizar o leitor neste ambiente de programação. Serão explicadas as principais linguagens e ferramentas de programação utilizadas, entre elas VB.NET, C#, Delphi Prism e a nova F#. Além disso, será explicado detalhadamente como funciona um compilador e a compilação de um código fonte em .NET. Sempre tendo em vista apresentar o Visual Studio 2010, alguns detalhes de sua IDE, Templates, Assemblys, Namespaces e Class Library. Para finalizar, um modelo de formulário Windows e um modelo detalhado de um formulário Web, onde poderão ser utilizados os novos recursos de IntelliSense, também demonstrados no artigo.
Nos dias atuais, para quem trabalha no ramo de desenvolvimento de software, às vezes é difícil estar sempre atualizado nas novidades tecnológicas da área, ou então, realizar uma mudança drástica de tecnologia, como mudar de uma linguagem de programação para outra. Ou ainda, saber quais os caminhos a tomar, qual rumo seguir e quais ferramentas a utilizar.
Fonte: DevMed