COM FOCO EM ACESSIBILIDADE, MICROSOFT LANÇA VERSÕES DOS APPS SOUNDSCAPE E SEEING AI EM PORTUGUÊS
430 visualizações
7 min de leitura
A Microsoft lançou hoje no Brasil duas aplicações que se beneficiam do uso de tecnologia para trazer mais acessibilidade para pessoas com deficiência. Os aplicativos Soundscape e Seeing AI ganharam agora suas respectivas versões em português, permitindo que os mais de 6,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual* possam utilizar as soluções em seu dia a dia de forma gratuita.
A localização dos aplicativos para o português é parte do compromisso da Microsoft de promover Diversidade e Inclusão por meio da tecnologia e também integra o plano Microsoft Mais Brasil, apresentado pela empresa nesta manhã em um evento digital.
“A tecnologia é um caminho para termos um mundo com soluções mais inclusivas e apps como o Soundscape e o Seeing AI são grandes exemplos disso. Em meio ao período desafiador que estamos vivenciando, estamos comprometidos em trazer para os brasileiros soluções que viabilizem uma recuperação econômica inclusiva, sem deixar ninguém para trás, e isso passa pelo papel crítico que a tecnologia desempenha ao trazer mais autonomia para pessoas com deficiência visual”
afirma Rico Malvar, distinguished engineer da Microsoft Corp.
“Diversidade e Inclusão são parte da cultura da Microsoft e por isso temos apoiado cada vez mais o desenvolvimento de soluções que possam facilitar a acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. Fazemos isso por meio da inclusão de recursos acessíveis em todos os nossos produtos e serviços e também pelo criação de aplicações específicas como essas que temos o prazer de agora disponibilizar para milhões de brasileiros que são cegos ou têm baixa visão”, diz Alessandra Karine, lider de Diversidade e Inclusão e vice-presidente de vendas para o setor público, saúde e educação da Microsoft Brasil.
O Soundscape foi lançado por Amos Miller, estrategista de produto e pesquisador do Grupo Enable da Microsoft Research, que perdeu a visão devido a uma doença genética ocular. Há alguns anos, depois de assistir a uma peça em Londres, ele e sua filha de 5 anos estavam procurando um local para jantar em um bairro que eles não conheciam. Só graças aos olhos de sua filha e ao cheiro de comida Amos conseguiu localizar um restaurante. Uma ideia ficou em sua mente: e se a tecnologia tivesse facilitado para ele encontrar este lugar, enquanto continuava a conversar com sua filha?
Ao contrário dos aplicativos de navegação tradicionais que fornecem instruções atualizadas para cada mudança de direção, o Soundscape permite que o áudio 3D seja usado através de um fone de ouvido de realidade aumentada – o que significa que as instruções de som dadas para acessar um local coincidem com sua localização. Por exemplo: se um usuário está procurando uma farmácia e a farmácia está à direita, o fone de ouvido trará as informações de volta para o ouvido direito do usuário, não para a esquerda. O áudio 3D fornece informações sonoras que constroem um mapa mental de seu ambiente e torna muito mais fácil se locomover.
Todos os locais disponíveis vêm do ambiente OpenStreetMap, um mapa de código aberto onde os usuários são livres para contribuir com atualizações para diferentes locais existentes.