Código Morse
Atualmente, existem vários códigos usados em telecomunicação, mas aqui, vou apresentar aquele que foi o primeiro e que é utilizado pelo radioamadores de todo o mundo.
Trata-se do Código Morse. Neste código, cada letra do alfabeto é representado pelo tempo de duração de um sinal. Um sinal longo é o que se chama de traço (–) e o curto, ponto (•). Assim, as letras são transmitidas por traços e/ou pontos.
Tanto a transmissão como a recepção em Código Morse requer grande habilidade por parte do operador. O aprendizado deste código é indispensável ao escoteiro que deseja ingressar no radioamadorismo.
A aprendizagem do Código Morse não é difícil, mas requer constante treinamento.
No inicio do treinamento, e importante que o aprendiz interprete o som do telégrafo como se tratasse de uma linguagem, evitando pensar em função de traços e pontos. É muito útil, portanto, associar o ponto e o traço a combinação fonéticas. Assim, costuma-se atribuir ao ponto, que é um som de curta duração, a combinação “di” e ao traço, que é de duração longa, a combinação “da”.
Apresento o Código Morse Internacional e as combinações fonéticas que o aluno deve associar em seu aprendizado.
Letra do Alfabeto |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
A | • – | di da |
B | – • • • | da di di di |
C | – • – • | da di da di |
D | – • • | da di di |
E | • | di |
F | • • – • | di di da di |
G | – – • | da da di |
H | • • • • | di di di di |
I | • • | di di |
J | • – – – | di da da da |
K | – • – | da di da |
L | • – • • | di da di di |
M | – – | da da |
N | – • | da di |
O | – – – | da da da |
P | • – – • | di da da di |
Q | – – • – | da da di da |
R | • – • | di da di |
S | • • • | di di di |
T | – | da |
U | • • – | di di da |
V | • • • – | di di di da |
W | • – – | di da da |
X | – • • – | da di di da |
Y | – • – – | da di da da |
Z | – – • • | da da di di |
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
1 | • – – – – | di da da da da |
2 | • • – – – | di di da da da |
3 | • • • – – | di di di da da |
4 | • • • • – | di di di di da |
5 | • • • • • | di di di di di |
6 | – • • • • | da di di di di |
7 | – – • • • | da da di di di |
8 | – – – • • | da da da di di |
9 | – – – – • | da da da da di |
0 | – – – – – | da da da da da |
Sinais de Pontuação |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
Ponto (.) | – – • • – – | da da di di da da |
Vírgula (,) | • – • – • – | di da di da di da |
Dois Pontos (:) | – – – • • • | da da da di di di |
Ponto de Interrogação (?) | • • – – • • | di di da da di di |
Apóstrofe (‘) | • – – – – • | di da da da da di |
Parênteses () | – • – – • – | da di da da di da |
Traço de União (-) | – • • • • – | da di di di di da |
Igual (=) | – • • • – | da di di di da |
Traço de Fração (/) | – • • – – | da di di da da |
Uma das primeiras orientações para o inicio de aprendizagem do Código Morse já está apresentado, ou seja, a de associar os pontos e traços aos sons das sílabas “da” e “di“. Devemos frisar que, não é necessário, e nem conveniente, decorar os caracteres gráficos, mas saber as letras pelo som de seus sinais, de maneira semelhante àquelas em que lembramos da letra a, ao ouvir o som correspondente a esta letra.
Um segunda orientação, esta nem sempre possível, mas bastante útil, seria a de “ouvir” os caracteres transmitidos por uma pessoa que já os conheça.
No vídeo temos o som para que o leitor tenha uma noção.
Vídeo 1: Sons do Código Morse.
A próxima orientação, sugiro a divisão do código em grupos compostos por letras e números semelhantes, estudando-os por etapas. Pode-se, por exemplo, dividir o aprendizado em 7 etapas, com os caracteres agrupados como indicado:
1° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
E | • | di |
A | • – | di da |
U | • • – | di di da |
V | • • • – | di di di da |
4 | • • • • – | di di di di da |
2° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
T | – | da |
M | – – | da da |
G | – – • | da da di |
O | – – – | da da da |
0 | – – – – – | da da da da da |
3° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
I | • • | di di |
S | • • • | di di di |
H | • • • • | di di di di |
5 | • • • • • | di di di di di |
P | • – – • | di da da di |
4° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
N | – • | da di |
R | • – • | di da di |
C | – • – • | da di da di |
Y | – • – – | da di da da |
X | – • • – | da di di da |
5° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
D | – • • | da di di |
Z | – – • • | da da di di |
B | – • • • | da di di di |
7 | – – • • • | da da di di di |
6 | – • • • • | da di di di di |
6° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
K | – • – | da di da |
Q | – – • – | da da di da |
F | • • – • | di di da di |
L | • – • • | di da di di |
W | • – – | di da da |
7° Etapa | ||
Algarismo |
Código (traço e ponto) |
Combinação Fonética |
J | • – – – | di da da da |
1 | • – – – – | di da da da da |
2 | • • – – – | di di da da da |
3 | • • • – – | di di di da da |
8 | – – – • • | da da da di di |
9 | – – – – • | da da da da di |
Vídeo 2: Sons da 1° etapa.
Vídeo 3: Sons da 2° etapa.
Vídeo 4: Sons da 3° etapa.
Vídeo 5: Sons da 4° etapa.
Vídeo 6: Sons da 5° etapa.
Vídeo 7: Sons da 6° etapa.
Vídeo 8: Sons da 7° etapa.
Assim, inicia-se o aprendizado ouvindo unicamente os caracteres relativos à primeira etapa. O instrutor (se existir) se limitará exclusivamente a transmissão desses caracteres e os repetirá o número de vezes necessários para que o escoteiro consiga memorizá-los.
Em seguida, passa-se aos caracteres da segunda etapa, repedindo-se, também, o número de vezes necessário para que o aprendiz não tenha dificuldade em identificá-los.
Neste ponto é conveniente “misturar” os caracteres das etapas já estudadas, até que não ocorram dificuldades na percepção.
O escoteiro não deve tentar aprender todas as etapas de uma só vez. Isso só causa confusão. é necessário repetir uma etapa o número de vezes que for necessário para identificar perfeitamente cada letra e número, e somente depois disso, passar para a próxima etapa.
quando o escoteiro se julgar perfeitamente em condições de identificar as letras e números, então passará a transcrevê-los diretamente para uma folha de papel. è importante que se faça mentalmente e rapidamente a tradução dos sons (“didadas”) para letras e/ou números, e nunca sob a forma de pontos e/ou traços.
Convém que no inicio da prática de recepção as letras sejam transmitidas em baixa velocidade, digamos de 5 a 10 palavras por minuto. Em seguida, aumenta-se a velocidade. Um bom telegrafista é capaz de receber cerca de 30 palavras por minuto, entretanto, só se atinge essa média após alguns meses de treinamento.
Adquirido prática na recepção, o escoteiro passa à fase final que é a de transmissão de palavras e números. Para isso, usará o manipulador, transmitindo inicialmente em velocidade baixa, aumentando-a paulatinamente, até atingir cerca de 30 palavras por minuto, que é uma média considerada boa.
Aliás, a única dificuldade inicial está no treinamento motor, isto é, no movimento coordenado do dedo, pois o número de “di” e “da” corresponde a cada letra aflui à memória quase que espontaneamente.
Bons estudo e boas práticas!
http://escoteirochico.blogspot.com/2016/12/tecnica-escoteira-codigo-morse.html?m=1