CPQD E EMBRAPA LANÇAM INICIATIVA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES RURAIS
239 visualizações
3 min de leitura
Acelerar a transformação digital do agronegócio brasileiro, por meio da implantação de projetos inovadores baseados em tecnologias digitais e nas demandas reais dos produtores rurais – especialmente os de pequeno e médio porte. Esse é o objetivo doSemeAr, uma iniciativa aberta e colaborativa que está sendo lançada peloCPQD, Embrapa eFUNDECC – Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (associada à Universidade Federal de Lavras), dentro do conceito de inovação aberta e com o apoio dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e das Comunicações.
“A intenção é promover soluções abertas e interoperáveis, envolvendo atores de áreas diferentes da cadeia de negócios, que serão compartilhadas entre todos os que participam do projeto”, explica Alberto Paradisi, diretor do CPQD. “E a ideia é ter vários projetos dentro da iniciativa SemeAr, utilizando diversas tecnologias digitais em soluções voltadas a necessidades específicas dos produtores, visando alcançar maior eficiência de produção”, acrescenta.
Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, observa que existem no país diversas tecnologias e soluções desenvolvidas por empresas e agtechs (startups do setor agro) com foco na inovação e na transformação digital do agronegócio. “No entanto, muitas vezes o agricultor não consegue entender como a tecnologia pode ajudá-lo a agregar valor ao seu negócio”, afirma Silvia. “Por isso, é importante ouvir as necessidades do agricultor e, com ele, criar pilotos específicos para atender suas demandas”, enfatiza.