ANYWHERE OFFICE GANHA ESPAÇO NO MERCADO CORPORATIVO
O isolamento social trouxe mudanças na rotina das pessoas. Na área profissional, por exemplo, muito se ouve falar sobre o home-office, mas para alguns o termo não é mais este. O Anywhere Office, já é uma realidade no país e está conquistando cada vez mais espaço no mercado corporativo.
“É possível disponibilizar toda a estrutura de trabalho e gestão de operações no notebook ou no smartphone, convergindo todos os canais de comunicação para um único aparelho. Por exemplo, posso atender o ramal da empresa de São Paulo, estando em isolamento em alguma cidade do interior, ou na praia, bem como participar de reuniões, enfim é possível acessar toda estrutura, desde que tenha conexão com a internet. Há quinze anos, já prevíamos esta tendência”
conta Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, empresa desenvolvedora de soluções em nuvem para o mercado corporativo.
O termo cunhado pelo especialista faz referência a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, não precisando de um espaço físico definido, seja o escritório da empresa ou a casa. É fato que com o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde como protocolo para evitar a propagação da covid_19, os processos de digitalização ganharam mais espaço nas diferentes rotinas de trabalho. Apesar de não serem novidades, o uso de videoconferência, e-commerce, e até mesmo WhatsApp, estão superando barreiras culturais e conquistando mais espaço na rotina de trabalho.
Para o empresário, as mudanças causadas pelo isolamento e o advento das inovações tecnológicas pelas empresas contribuíram também para uma conscientização de aproveitar o tempo.
“Temos visto casos de pessoas que passaram a valorizar mais o contato com a família, buscar se dedicar a hobbies ou a fazer cursos que têm interesse, enquanto que antes parte do dia era gasto no transporte, no trânsito, enfim no deslocamento para o trabalho”
relata Chabbouh.
- Google lança no Brasil cursos profissionalizantes em análise de dados, gestão de projetos e mais
- Instituto Federal abre inscrições para pós-graduação em Internet das Coisas