Seis dicas para encontrar vagas de emprego no LinkedIn que poucos conhecem
Rede social oferece comandos extras para pesquisar vagas, envia alertas quando há novas oportunidades e avisa aos recrutadores que o usuário está disponível; confira.
Procurar vagas no LinkedIn pode ser bastante útil para encontrar oportunidades de emprego com mais rapidez. A plataforma oferece alguns recursos que poucos conhecem e podem ajudar quem está em busca de recolocação profissional. A ferramenta de pesquisa de vagas, por exemplo, tem comandos avançados “secretos” que permitem filtrar as vagas ou combinar resultados, exibindo posições de trabalho mais direcionadas ao perfil do candidato.
Além disso, o LinkedIn permite ao usuário configurar alertas de vagas e indicar para os recrutadores que está procurando emprego. A plataforma possibilita ainda que o candidato localize vagas remotas ou recém-publicadas pelas empresas.
1. Use a busca avançada.
O LinkedIn oferece uma ferramenta de busca na qual é possível procurar por vagas abertas. Neste mecanismo, o usuário pode utilizar códigos que refinam a pesquisa para que a rede social mostre oportunidades específicas com mais rapidez. Veja, a seguir, uma lista de comandos possíveis para realizar uma busca avançada no LinkedIn e como utilizá-los. Vale
ressaltar que esses modificadores localizam termos existentes na descrição das vagas, e não nos campos de cargo ou localidade.
- NOT: digite a palavra NOT (em letras maiúsculas) antes de um termo para excluí-lo dos resultados de pesquisa. Por exemplo, pesquisar pela expressão “Engenheiro NOT Diretor” vai revelar vagas abertas para a área de engenharia, exceto aquelas para o cargo de diretor.
- OR: digite a palavra OR (em letras maiúsculas) para encontrar cargos em diferentes áreas de interesse em uma mesma pesquisa. Por exemplo, pesquisar pela expressão “Marketing OR Publicidade” vai revelar vagas abertas para as duas áreas do mercado.
- AND: digite a palavra AND (em letras maiúsculas) para encontrar resultados que incluam todos os itens de uma lista. Por exemplo, pesquisar pela expressão “contador AND financeiro AND contabilista” vai revelar vagas para todas essas posições.
- PARÊNTESES: utilize parênteses para combinar os termos anteriores e criar uma pesquisa ainda mais refinada. Por exemplo, pesquisar pela expressão “contador AND financeiro (gerente OR diretor)” vai revelar vagas na área de contabilidade e finanças, especificamente para os cargos de gerente ou diretor.
- ASPAS: utilize aspas para pesquisar uma expressão específica ou detalhada sobre a vaga que você procura, como por exemplo “gerente de produto” ou “colaboração multifuncional”.
2. Siga empresas que oferecem o emprego dos sonhos.
Empresas de grande, médio ou pequeno porte têm seus próprios perfis no LinkedIn, e acompanhar as páginas dessas companhias pode colocar o candidato à frente na hora de encontrar uma vaga. Muitas organizações divulgam suas vagas em publicações comuns no feed da rede social, explicando detalhes da seleção e como o usuário pode se candidatar. Portanto, seguir o perfil da empresa na qual você deseja trabalhar pode ser uma estratégia interessante para saber rapidamente quando uma vaga será aberta.
O LinkedIn permite que o usuário siga até mil organizações. Para acompanhar as vagas e novidades publicadas pelas empresas, basta acessar o perfil da companhia e clicar em “Seguir”. Além de ajudar a localizar oportunidades de emprego, seguir as páginas das empresas permite que o candidato conheça previamente o perfil da companhia, o que pode ser útil na hora de entrevistas.
3. Configure alertas de vagas.
O LinkedIn pode enviar alertas quando uma vaga do seu interesse for anunciada na rede social, sempre com recomendações baseadas nas preferências de atuação profissional que você informou. É possível ativar o recebimento de alertas diários ou semanais por e-mail, por notificações no aplicativo para Android e iPhone (iOS) ou pelas duas opções.
Para criar um alerta de vaga, pesquise por uma oportunidade de trabalho e ative a chave de “Alerta de Vagas” — o alerta será criado com as configurações da pesquisa que você acabou de fazer. Depois, você pode acessar o menu de “Alerta de Vagas”, disponibilizado na seção “Vagas”, para editar a frequência das notificações ou para desativar o lembrete.
4. Filtre por vagas remotas.
A ferramenta de busca do LinkedIn permite que o usuário encontre vagas específicas para trabalho remoto, recurso que pode ser útil para localizar trabalhos em cidades distantes e aumentar as oportunidades de emprego. Para pesquisar por essas posições, clique em “Vagas” e realize a busca como desejar. Depois que os resultados estiverem na tela, clique em “Pesquisar localidade” e selecione a opção “Trabalho remoto”.
5. Mostre aos recrutadores que você está disponível.
O LinkedIn permite que os usuários divulguem que estão procurando emprego de uma forma simples: adicionando o selo “Open to Work” à foto de perfil. O adesivo possui o formato de um anel verde e revela aos recrutadores e à rede que aquela pessoa está disponível para receber propostas de trabalho.
Para colocar o selo Open to Work no LinkedIn, basta acessar o próprio perfil, editar o campo “Buscando emprego” e ativar a opção de compartilhar com toda a rede LinkedIn que você está à procura de oportunidades.
6. Pesquise por termos entre aspas para achar vagas recém-publicadas.
Usar aspas na ferramenta de busca pode facilitar a localização de vagas específicas. Porém, utilizar este comando associado a outro recurso pode ser ainda mais útil para encontrar vagas recém-publicadas. Para isso, faça uma pesquisa de busca normalmente e, no menu “Tags”, exibido na parte superior da tela, filtre os resultados selecionando o botão “Publicações”. Feito isso, o LinkedIn mostrará posts publicados recentemente com aquela palavra-chave. A relação de publicações pode incluir vagas recém-abertas.
Fonte: TechTudo.