9 aplicativos para criar e vender NFTs

Confira um guia super completo para quem quer se aventurar no mundo dos NFTs, blockchain e iniciar em criptomoedas.
Começar uma aventura sempre é muito emocionante. Mais ainda quando se trata de experimentar com NFTs, blockchain e criptomoedas, assuntos que não saem das redes. Os NFTs (tokens não-fungíveis) são itens únicos digitais autenticados em blockchain (uma rede descentralizada formada por blocos de informação criptografada. As criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, desenvolvidas em blockchain, são negociadas por um alto preço e os tokens também. Confira uma lista de aplicativos para criar e vender itens de sua autoria.
Antes de começar a criar seu NFT, alguns avisos importantes. Criar e vender todos podem, ter lucro já é bem diferente. Boa parte dos aplicativos é gratuita, mas pedem cadastro de usuário e dados pessoais devem ser fornecidos. Há ainda a gás fee (taxa de corretagem) necessária para publicar e vender NFTs em muitos mercados ou mesmo para criá-los. Assim, é necessário ter bastante atenção para ter segurança no fornecimento de dados e pagamento de eventuais taxas.

9 aplicativos para entrar no mundo dos NFTs.


1) Pixelchain.
O Pixelchain ajuda a criar imagens pixeladas, aquelas bem simples e cheias de quadradinhos coloridos. Esse tipo de visual faz sucesso em NFTs e lembra coleções famosas como os Cryptopunks. O Pixelchain permite que você publique (um processo chamado minting ou “mintar”) na rede Ethereum blockchain e publique direto no mercado OpenSea. O Pixelchain é totalmente online e publica no OpenSea diretamente do site.
Aplicativo: Pixelchain
Plataforma: Online
Preço: gratuito.


2) NFT Generator.
O NFT Art Generator é um aplicativo online para criar NFTs que promete não ser necessário conhecer nenhum código para criar e vender na plataforma. De fato, é bastante intuitiva, mas, nos nossos testes não funcionou no Firefox. A plataforma recomenda a utilização do Google Chrome. Os itens podem ser gerados para blockchain Ethereum, Polygon e outras. O SDK pode ser embutido em outro site para gerar NFTs direto em uma área do seu site.
Aplicativo: NFT Generator
Plataforma: Online
Preço: gratuito.


3) 8bit Painter.
O 8bit Painter App é mais uma ferramenta para criar imagens pixelizadas. O aplicativo pode ser baixado para Android ou iOS. Na descrição, esclarece que não publica NFTs mas serve para criar imagens em um visual presente na maioria dos mercados de criptomoedas. O usuário precisa se cadastrar para criar a imagem. Os tamanhos vão de 16×16 a 160×160 pixels. A parte mais bacana do aplicativo é poder importar fotos e transformá-las em pixel art.
Aplicativo: 8bit Painter
Plataforma: Android e iOS
Preço: gratuito.


4) Token.art.
A Token.art é uma plataforma online totalmente orientada a NFTs. É possível filtrar os NFTs preferidos e o visual é bem organizado, sendo bastante intuitiva. A plataforma se define como multi-blockchain, com suporte a 30 criptomoedas. A Token.art promete ainda vários endereços para visualização do portfolio de NFTs.
Aplicativo: Token.art
Plataforma: online
Preço: gratuito.


5) SuperRare.
O SuperRare não é qualquer mercado de NFT e o que tem por lá não é qualquer imagem. O site tem como foco principal a exclusividade de seus participantes. É gratuito para participar, mas é necessário passar por uma seleção da equipe do site. É um local procurado por artistas e colecionadores de arte. As negociações são realizadas em Ether e os NFTs negociados já foram tema de reportagens na grande mídia, como New York Times.
Aplicativo: SuperRare
Plataforma: online
Preço: gratuito, podem postar NFTs apenas artistas selecionados.

6) Enjin.
O Enjin é uma plataforma para NFTs totalmente voltada para games. Com token e carteira de mesmo nome, o Enjin tem coleções de NFTs à venda relacionados a games. Quem tiver a carteira Enjin pode pegar um NFT gratuitamente de demonstração e criar sua própria coleção e colocar à venda. A plataforma é gratuita mas tem diversas taxas que devem ser pagas no token Enjin. Apesar do tema ser games, é possível encontrar NFTs de música, roupas e outros. Dois tokens são específicos da plataforma: EFI e ENJ.
Aplicativo: Enjin
Plataforma: online, Android e iOS
Preço: gratuito, com taxas no token da plataforma para criação e venda.


7) BakerySwap.
BakerySwap é um mercado descentralizado na Binance Smart Chain que usa o token específico BAKE. Além do mercado NFT, a BakerySwap oferece serviços financeiros descentralizados (DeFi), com transferência de ativos. Os NFTs disponíveis não itens de games, arte e muito mais. É possível publicar sua própria NFT com poucos passos, por isso o BakerySwap e a Binance são muito populares. Há ainda artistas famosos na plataforma.
Aplicativo: BakerySwap
Plataforma: online
Preço: gratuito


8) Mintable.
O Mintable é um mercado que promete a publicação e comercialização gratuita de NFTs. A plataforma tem uma vitrine de NFTs em Ethereum. Há ainda o token específico da plataforma MINT, que remunera criadores que decidirem participar da plataforma. Muito importante para iniciantes é a Mintable Academy, com vários tutoriais e dicas para quem quer iniciar em NFTs. Até mesmo displays de LED são vendidos para mostrar a arte digital comprada na plataforma.
Aplicativo: Mintable
Plataforma: online
Preço: gratuito


9) Immutable.
A Immutable é uma plataforma para criação de NFTs que não cobra gas fee (taxas de corretagem). Tem como diferencial ser neutra em carbono, compensando as atividades da plataforma que exijam consumo de energia. A Immutable tem programas específicos para desenvolvedores que queiram desenvolver suas próprias plataformas NFTs, APIs que são gratuitas. A moeda é Ethereum.
Aplicativo: Immutable
Plataforma: online
Preço: gratuito


FONTE: TECMASTERS